O maior inimigo do PT é o próprio PT

Desde sua fundação, o pior inimigo do PT é o próprio PT, por mais que eles tentem culpar a oposição, a direita e as “zelites”. Há, como sempre, uma guerra fratricida dentro do próprio PT – Lula X Dilma X Dirceu X Cardozo X Delcídio X Wagner X Mercadante X etc., etc… E essa autofagia pode ruir de vez com o partido que polariza ódios e amores na política brasileira.

Parece-me claro que Delcídio do Amaral implicou Lula e Dilma na Lava-Jato para se vingar por ter sido abandonado pelo PT e pelo Planalto após sua prisão – prisão esta supostamente provocada por uma operação mal-sucedida de cooptação do Nestor Cerveró, arquitetada por Lula.

A vingança se concretiza, simbolicamente, no Lula sendo levado coercitivamente para depor na Polícia Federal. O palco está armado para as manifestações do próximo dia 13 e a tendência é o circo pegar fogo de vez.

Ainda há uma (remota) chance do Lula sair de vítima dessa história e virar o jogo. Mas, se a eleição presidencial vier a ser antecipada, com Dilma saindo do Planalto ainda este ano, o calor dos eventos da Lava-Jato praticamente aniquila as chances eleitorais do PT. Este ano, até agora, está sendo um dos mais quentes da história republicana. Aguardemos o que ainda vem por aí.

Comente este texto no Facebook, clicando aqui ou usando o formulário mais abaixo.

Comente no Facebook!